Atendente Chat
SIMULE AGORA

Blog

Confira as novidades da Colombo.

6 Benefícios de saber o ponto de equilíbrio das finanças

Publicado por Shaiane Giusti em 03/09/2021



1. Manter as contas no azul

O primeiro benefício de conhecer seu ponto de equilíbrio é conseguir pagar todas as contas, sem precisar recorrer a ajuda externa, como cheque especial ou empréstimos. Você saberá exatamente do quanto precisa para manter suas despesas em dia.


2. Ter controle do seu orçamento

Para descobrir seu ponto de equilíbrio, você precisa ter ciência de todos os seus gastos fixos e variáveis. Logo, isso te obriga a ter conhecimento da sua situação financeira, bem como a ter controle de todos os seus gastos. Assim, você pode monitorá-los e revisá-los para buscar oportunidades.


3. Consumir com consciência

Ter controle dos gastos estimula o consumo consciente. Ao conhecer seus limites e suas prioridades, você passa a avaliar melhor os gastos e a repensar velhos hábitos que causam prejuízos financeiros. Esse exercício deve ser feito com frequência.


4. Ter perspectiva para realização de sonhos

Ao ter domínio da sua vida financeira, você se sente capaz de se tornar um realizador. Você passa a enxergar possibilidades e saber que aquele sonho pode se tornar realidade em determinado período de tempo, que caberá a você definir, a partir das suas próprias metas.


5. Ter dinheiro para realizar seus sonhos

E todos os itens acima, se cumpridos com afinco, fazem o milagre acontecer: seu dinheiro sobrar e você ter condições de pagar pela realização do seu sonho. Como falamos no texto anterior, mesmo que sua renda mude, você saberá como fazer para que o dinheiro continue sobrando. Embora seja menos do que você gostaria, já é um passo para que você consiga chegar lá! Portanto, não desanime!


6. Planejar e realizar sonhos com consórcio

Com sua vida financeira em dia, ficará muito mais fácil se planejar para realizar sonhos. E é nessa etapa da sua vida que o consórcio pode te ajudar!


Dizemos que consórcio é “a arte de poupar em grupo”, pois se baseia na união de pessoas (físicas ou jurídicas), em que todos contribuem mensalmente (ou conforme estabelecido em contrato) para a formação de uma espécie de grande poupança. Chamado de “fundo comum”, ele é utilizado por todos os participantes do grupo para a aquisição do bem ou serviço desejado, em ordem definida por sorteio e lance.


fonte: https://blog.abac.org.br/educacao-financeira/ponto-de-equilibrio-6-beneficios-de-controlar-suas-financas


Compartilhar


Posts Relacionados